Propagadores de Spoiler

spoiler

Estou a escrever hoje aqui esse texto pois existem coisas que eu realmente não entendo nesse mundo, e uma delas, que me irrita profundamente, são esses filhos da puta que propagam os ditos spoiler, comentários que estragam um momento da história, como se fosse algo benéfico ao mundo.

Eles saem internet a fora falando o que aconteceu na sua serie ou livro favoritos pois querem que todo mundo saiba como e foda, mas parece que são retardados mentais e não se tocam que tal atitude faz com que várias pessoas se afastem da obra comentada.

Essa atitude e muito comum nas novelas, pois sempre que vejo meus familiares assistindo eles discutem o que já foi revelado antes de aparecer na TV, e eu realmente não entendo como pode ser divertido saber algo antes da hora.

Imagine que você vai ver um filme e o principal morre, ou assiste uma comedia com uma cena inusitada. Se antes de você se dirigir ao cinema alguém lhe conta o ocorrido a cena de morte perde todo o impacto e dramaticidade e a cena de comedia sua graça.

Algumas pessoas nessa hora costumam se defender dizendo que não foi contada a trajetória toda para que ocorra a tal cena mas isso não muda o fato de que você agiu como um babaca e estragou a diversão de alguém.

Não e so porque a maioria faz algo que você tem de seguir o mesmo rumo. Se a maioria começar a fumar crack você também vai entrar na onda pra ficar na “moda”? Algumas pessoas chamam isso de ser normal, eu chamo de retardo mental.

A cultura do spoiler chega a níveis tão grandes que já cheguei a presenciar sites dizendo que se você não sabia do ocorrido antes de ler a matéria deveria ler mais do próprio site. Então deixa eu ver se entendi, se eu tomei um spoiler eu deveria continuar a frequentar o site e tomar cada vez mais spoiler para tomar o spoiler antes que ocorra deu tomar o spoiler em outro momento? WTF, que porra de logica de merda e essa?

Agora o cumulo mesmo ocorre quando o propagador de spoiler, ao escutar que uma certa pessoa não deseja ouvir comentários, começa a distribuir xingamentos como se fosse o rei da razão e todas as outras pessoas estivessem erradas. Afinal nos não temos o direito de nos manifestar dizendo que não gostamos de spoiler…vou nem comentar mais sobre esses casos, pois o melhor a fazer e excluir uma pessoa assim do seu circulo social.

Eu sei que existe ansiedade, todo mundo fica ansioso quando tem de esperar algo que deseja muito, porem se você não consegue aguentar e sai buscando spoilers você não tem um pingo de autocontrole. Pior que ate esse ponto eu aceito, você esta buscando algo para você, mas porque essa necessidade doentia de compartilhar?

Se deseja conversar com alguém a respeito do ocorrido busque entrar para um dos milhares de grupos existentes por ai ou pergunte a alguém se assistiu determinado episodio. Se deseja promover a serie fale dos pontos fortes, escreva um texto, monte uma sinopse chamativa. Existe milhões de opções melhores do que sair gritando feito um doido para que o mundo escute sua voz.

Então por favor, se alguém vier lhe dizer que não deseja receber spoiler faça um favor a si mesmo, fique calado. Melhor isso do que receber o ódio de alguém e, por consequência, talvez perder uma amizade.

Sobre Zigfrid

Administrador e redator do blog Mangatom. Viciado em games, amante incondicional de quadrinhos e cinéfilo enrustido.

Publicado em 16/09/2013, em Uncategorized e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. Há também os propagadores que só querem se mostrar, querem provar que sabe mais que o outro sobre X série etc. Concordo contigo sobre o lance de “entrar na moda”, e isso não se aplica apenas nisso, tudo que vira moda, ou passa ser “o novo normal” em qualquer área, pessoas começam a se aderir ao movimento sem causa maior além do “está dentro do convencional”. Isso é ridículo, a pessoa até deixa de ser ela mesma pra ser aceita dentro dessa “convenção”!

    Agora, existe também pessoas que não se importam de serem spoiladas, me incluo nisso com algumas séries, na verdade depende muito da gravidade do spoiler. Alguns dão maior expectativa pra quando chegar na cena (também conhecido como Hype). Seja o que for, precisa de um consenso da pessoa que vai receber o spoiler. Cara que sai falando só tá pagando de troll.

    Curtir

    • Sim, entendo que existam pessoas que não se importem com spoiler, tanto que inclui minha propria familia nesse caso. Eles sempre ficam animados em saber o que rola antes, talvez ate mesmo por costume. Não e dificil de entender que certas pessoas sentem prazer com isso.

      Mas como você mesmo citou e nescessaria a aprovasão da pessoa com a qual conversa, e nisso entra o auto-controle.

      “Há também os propagadores que só querem se mostrar, querem provar que sabe mais que o outro sobre X série etc”

      Verdade, avia me esquecido desse caso. Tive um colego que gostava de falar o que acontecia em Code Geass para todo mundo so para mostrar que viu em inglês…

      Sobre isso da moda, eu quase que escrevo outro texto so com minha opnião em cima disso XD Mas o que escreveu cai exatamente no meu ponto de vista, muito bem dito. Tive “amigos” que apos um fim de semana voltaram dizendo que tudo q eu fazia, que era o q eles faziam, era merda e eu era anormal. Cara nunca vo esquecer o sentimento que tive esse dia. Essa e uma das atitudes mais imbecis da humanidade.

      Curtir

  2. Isso é muito chato, é típico de gente besta que fica pagando de trollador na internet, especialmente naqueles posts de comentários de episódio de anime que já tem mangá (Shingeki no Kyojin, por exemplo, coitado dos donos de blog que tem que moderar esses comentários), o cara faz uma crítica do anime e ai vem um mané que fala que não pode comentar sem ter visto o mangá antes e solta um monte de spoilers. E é pior se você acessa o YouTube ou Anitube, como é mais difícil moderar é spoiler a torto e a direito. De vez em quando aparece esse tipo de gente no Twitter também.Quanto maior o hype, mais proibitivo é de você ficar soltando spoiler por aí (e mais fácil fica de pegar também).

    Eu me lembro de uma uma vez que estava assistindo Clannad e aí estava vendo uns vídeos no YouTube e o tema de um dos videos relacionados me deu um spoiler gigante de Clannad After Story. Eu fiquei muito bolado, ainda bem que mesmo assim não afetou muito minha experiência com o anime.Tanto é que quando vi Evangelion eu nem acessei o Youtube direito e virava o olho cada vez que me deparava com alguma coisa de Evangelion na net.

    Mas fazer o que tem gente que adora spoiler, por causa disso é raro eu ler comentários de Anitube ou MangaFox (que você tem que virar o olho para não pegar spoilers nos tópicos do fórum na página do mangá) e até mesmo MyAnimeList, antes eu lia bastante. Eu só acompanho spoilers se for de uma obra ruim não recomendada, de algo que já li ou de algum shonen que ainda esteja um pouco indiferente mas que eu procure ler um dia.

    Curtir

    • Por sorte nunca me deparei com tais comentários em textos sobre determinado episódio de um anime ou manga. Mas realmente, comentários de coisas famosas tem alta probabilidade de que venha alguém soltar um spoiler achando que não tem problema, pois o local permite tal ato, ou talvez por simplesmente não se importar e/ou querer pagar de esperto, como dito pelo Kouma.

      Eu evito ler os comentários do Youtube faz tempo, mais pelo fato de que eu sempre leio algo que me irrita, porem e difícil fugir dos vídeos relacionados, e apesar de so ter ocorrido comigo uma vez já levei spoiler assim. Infelizmente nesse caso não temos como evitar, so lamentar.

      Ai entra ate outra questão interessante que e a fuga do mainstream e a busca pelo undergound. Muitas vezes isso e realizado não buscando encontrar títulos novos, como foi meu caso, mas para escapar de certas situações, sendo possivelmente uma delas a cultura do spoiler.

      Como já mencionado o hipe e geralmente um forte fator para que um spoiler seja revelado, e não precisa ser um gênio para notar que isso ocorre com uma frequência quase absurda em obras que estão na moda, as mainstrean, se comparadas a obras menos conhecidas.

      Eu mesmo muitas vezes me vejo fazendo isso. Olho o manga, tenho vontade de ler o mesmo, mas ai penso 2 vezes e resolvo que não o farei para evitar ficar irritado com spoilers…e triste, mas acontece.

      Curtir

  3. Tabibito-san

    “Ôlá” Zigrid!

    “E ali,imagem principal e única,jaz um ‘propagador de spoiler’.Sua palavras eram escritas com tinta preta,e agora serão com o rubro sangue”.

    Spoiler é um tipo de fofoca.Muita gente gosta de escutar fofoca e muitas tantas de criar fofoca;mas o hilário é que a fofoca é relativamente bem vista-“só estava/estávamos comentando”-.No entanto,gostinho de “conhecimento é poder” se faz presente nos 2,cogitaria-se.Ou então/ainda: “#compartihe”,só que esse entusiasmo de sair contando “no calor do momento”,essa paixão,não é o comumente procurado no amor construído aos poucos,ex seu: “(…)que tal atitude faz com que várias pessoas se afastem da obra comentada.[Linha 3 do parágrafo 2]”

    No assunto das novelas,provavelmente é porque tais folhetins seguem os parâmetros de: Triângulo amoroso,mocinhos burros/”ingênuos” de doer,vilões que se dão mau no fim(enlouquecem ou morrem),mas antes são traídos pelos comparsas,acuados pelos bonzinhos e confessam todos seus pecados. Zzz Por fim,deve ser legal ver o que foi imaginado e as revistas contaram também. ¬¬

    No seriado “The Big Bang Theory” tem um tal de “Alerta de Spoiler” que eles tem que dizer antes de qualquer comentário poderoso.Há núcleos sociais que as pessoas não se importam,há algumas pessoas que gostam de ouvir para saber se vale a pena,porém isso não finda com o “Você já assistiu tal coisa?”,”Você conhece aquela do/da..?No caso das piadas”.Tudo o que não é feito desse jeito mais respeitoso,tu exemplificas “nos que seguem a moda”,”nos que taxam as pessoas simplesmente de ‘desatualizadas/ignorantes(Situação do site dito)’,ou o certo “rei da razão” que me aparentou ser aquele que diria “os incomodados que se retirem”.

    Ser babaca(como adjetivou) é condição mais simples do que redigir um belo texto argumentativo a quem realmente almejaria te ouvir.E tem assuntos que aprofundando mais(e mais),não imagino que tire tanto a graça das coisas,por exemplo ao comentar: das tirinhas que ficam no alto da página(Como faço aqui no Mangatom),dum vídeo(em si mesmo) da postagem de um tema que não comprometa a apreciação de outros que leiam o escrito,quando se é sutil ao ponto de somente quem viu entende(“Entendedores entenderão”) ou num cenário onde o redator da postagem avisou dos muitos spoilers.No mais,acrescentaria um tópico a discussão: Se possível,quando a pessoa vai liberar um spoiler,que dimensione o valor tido na obra e que diga se vem de outra obra,como no exemplo de associar com o tema discutido.Pois parte do que é lido pode ser saltado apenas pela palavra “Spoiler”,e talvez a sentença com o exemplo conhecido auxilie
    a entender melhor.

    E finalmente,talvez na língua falada seja ainda pior do que na língua escrita.Tuas amostras corroboram tais fatos(O-o)…E talvez também,os “Propagadores de Spoilers” intencionais querem ser “Reis dos Camarotes”…

    Até a vista.

    Curtir

  1. Pingback: Dia 13 – Um grande plot twist | Mangatom

  2. Pingback: Post Especial: Mods pagos no Steam – Minha opinião e alguns fatos | Mangatom

  3. Pingback: Desabafo – Bullys, Haters e outros seres detestaveis | Mangatom

Deixe um comentário

