Mangá High Score Girl paralisado por infração de direitos autorais.

HSG

Não, esta não e uma nova coluna. De vez em quando surge alguma notícia a qual quero comentar, nem que seja um pouco, mas nunca tive realmente vontade de fazer um post a respeito até agora. Bem, e isso, cliquem no “leia +” ai em baixo e espero que gostem. (Maneira de dizer, puta notícia ruim).


high-score-girl-01Em 2010 o mangaka Rensuke Oshikiri lançava seu decimo terceiro manga intitulado High Score Girl, uma comedia romântica sobre duas crianças dos anos 90 e sua paixão por jogos clássicos de árcade.

Quatro anos após sua estreia o autor teve a ótima notícia de que seu manga seria adaptado para anime, e hoje, dia 11/08, a revista mensal Big Gangan anunciou que será paralisada a publicação do mangá devido a uma reivindicação de direitos autorais pela empresa SNK Playmore.

A SNK Playmore acusa que o manga da Square Enix possui cerca de 100 poses de luta de personagens de diversas franquias, como Samurai Showdown e The King of Fighters. Devido a isso a polícia japonesa foi chamada para vasculhar a sede da SQ na última terça, o que provavelmente resultou na decisão de paralisar o manga.

Eu até entendo os problemas que geram o uso indevido de material sem a licença dos direitos autorais, mas não acham que a SNK está exagerando? O manga e claramente uma homenagem aos jogos clássicos de luta que surgiram durante o “boom” de 91.

Ok, de fato ninguém deve se utilizar de material obtido de maneira ilegal para obter lucro, l_yuo_highscore_01o que certamente o mangá gera, mas acredito que tenha muito mais por traz dessa acusação.

Ao final de cada volume do mangá pode ser claramente visto uma lista com os devidos direitos autorais para cada empresa, incluindo a SNK. Indo ainda mais longe a ITmedia News contatou algumas das empresas listadas e cada uma delas respondeu ter dado permissão para o uso dos jogos no mangá.

Não acredito que ambos, Square e Rensuke, tenho contatado todas as empresas exceto uma. Existe essa possibilidade, mas ainda assim seria algo muito improvável. Em minha opinião a SNK está querendo prejudicar a concorrência ou conseguir parte do lucro gerado pelo manga para si.

Agora o que nos resta e torcer para que nada ocorra ou que no mínimo sejam cobrados royalties, para que assim o mangá volte a ser publicado. Vale lembrar que nada foi dito quanto ao anime, porém o mesmo corre o risco de ser cancelado.

Fonte: Anime News Network

Anúncios

Sobre Zigfrid

Administrador e redator do blog Mangatom. Viciado em games, amante incondicional de quadrinhos e cinéfilo enrustido.

Publicado em 11/08/2014, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Olá! Sou do blog PAPRIKA e gostaria de fazer parceria com você através de troca de links. Aceita?

    Aguardo resposta:
    http://paprikaaa.weebly.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: