Resenha: Father’s Gift + Concurso Silent Manga Audition

father

Desde 2012 e realizada a Silent Manga Audition, um concurso internacional criado pela Coamix. Co, empresa parceira da Tokuma Shouten, onde o objetivo é enviar um quadrinho que se utilize apenas de ilustrações no estilo manga para contar uma história. Lembrando que todo ano um novo tema é apresentado.

Além de ter a honra de ter o material avaliado por profissionais consagrados, tais como Nobuhiko Horie (ex-editor chefe da Shonen Jump e atual CEO da Coamix), Tetsuo Hara (Hokuto no Ken) e Tsukasa Hojo (City Hunter), o participante concorre ao premiu máximo de 500.000 ienes (Aproximadamente 11.540,00 reais) e suporte para se lançar no mundo profissional.

333

Vale lembrar que não é apenas o primeiro lugar que recebe premiu em dinheiro (Winner Runner-up :JPY 300,000; Excellence :JPY 100,000; Excellence Runner-Up :JPY 30,000; Honourable Mention :JPY 10,000) e que empates nas categorias secundarias são algo comum. So em 2014 foram premiados em torno de 25 autores.

Algo assim deveria elevar a carreira de um autor a outro patamar, ainda mais no seu pais de origem, o que não é bem verdade. No fim, muitos desses eventos passam completamente despercebidos pela mídia local.

WhatWeAre_AAA_4p_Web-1-1028x576

Em 2014 o prêmio foi dado a Father’s Gift, manga escrito pelo talentoso Ichirou (Gibi Quântico e Fronteira Livre), que pode não parecer mas é brasileiro. Sim, isso mesmo, alguém de nossa terra natal ganhou um importante concurso, teve seu HQ publicado no Japão, e mesmo assim não vi um site se quer comentando o ocorrido.

Se não fosse pelo meu amigo Max Andrade, o qual vocês devem conhecer como autor do excelente Tools Chalenge, eu jamais ficaria sabendo de tamanha façanha. Me entristece saber que os grandes sites “especializados” se importam mais em falar do último capítulo de Naruto do que divulgar algo de real importância.

gibi

Se me recordo bem, o mesmo ocorreu na época que fiz a resenha do mangá Over the Rainbow, segundo lugar no Morning International Comic Competition. Felizmente, com o tempo, o resultado foi divulgado em alguns sites de maior renome.

Entendo que esse tipo de matéria não gera tanta visita quanto uma resenha de algo que está na moda, porém devemos levar em conta que o Japão e um mercado muito fechado, sei disso por experiência própria, e uma conquista desse tamanho deveria certamente ser celebrada.

manquinha

Agora sem mais delongas vamos a análise da obra, lembrando que se trata de um one-shot, ou em outras palavras uma história contada em um único capítulo. O tema da competição foi, “O sorriso mais requintado”.

Apesar do tema o manga começa com uma cena que transpira tristeza onde uma jovem esta deitada no escuro em meio as lagrimas. Devido ao destaque dado ao tablete facilmente notamos que algo está errado na relação entre pai e filha.

ichirou_01

Então, em páginas destacadas por bordas pretas, embarcamos em um flashback assim descobrindo o porquê do título. Quando pequena seu pai criou um robô para lhe fazer companhia, assim indicando se passar no futuro, porem em uma década não muito distante, vendo pela mobília.

Essas páginas pretas passam perfeitamente a sensação de felicidade, uma saudável relação entre pai e filha na infância. Consigo até imaginar o pai dizendo “não” momentos antes de achar graça da travessura.

FG

Mas isso dura pouco. A garota, já madura, apenas assistia uma gravação de momentos radiantes os quais pode passar com seu ente querido. Após isso descobrimos o ocorrido com o pai e deslumbramos a relação entre ela é o robô, assim gerando o mais belo sorriso, como solicitado no tema.

Eu admito que me emocionei, em parte lembrando do que aconteceu com meu pai. Mais o melhor foi o sorriso, por mais que eu odeie admitir ela se parece muito com uma garota que eu amava e me deixou. Esse sorriso me fez lacrimejar, sem dúvida, porém aqueceu meu coração com boas lembranças e logo me senti na pele da protagonista.

FG2

Por pior que esteja a citação temos de abraçar com força os bons momentos e não usá-los como uma desculpa para ficar chorando e sim para se entregar a alegria. Foi, pelo menos para mim, o que a obra pareceu transmitir.

Para aqueles que se interessaram pela proposta do concurso o Silent Manga Audition de 2015 já se encontra com as inscrições abertas. Para entrar na competição basta acessar o seguinte link e prestar bastante atenção nas regras (em inglês):  http://www.manga-audition.com/silent-manga-audition-2015/

SMA-test-banner2

O tema será “Mãe” e contara com os mesmos juízes e premiações do ano passado. Você tem até dia 31 de Março para enviar seu one-shot. O resultado da premiação será divulgado em julho, ainda sem dia marcado.

Abaixo segue os links para leitura do manga e compra da coletânea. Lembrando que não e necessário saber japonês, afinal o material não possui falas.

http://comic.manga-audition.com/entries/fathers-gift-by-ichirou/

http://amzn.to/1tLusjp

Também não deixe de conferir o motion-picture de Father’s Gift e o vídeo de abertura do evento deste ano.

Anúncios

Sobre Zigfrid

Administrador e redator do blog Mangatom. Viciado em games, amante incondicional de quadrinhos e cinéfilo enrustido.

Publicado em 02/02/2015, em Resenha e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Achei sensacional, bem do caralho mesmo esse concurso. Fico na expectativa daquele concurso da JBC faça bonito esse ano e seja um bom presságio de histórias autorais aqui, a cena independente tá bem movimentada. E principalmente se desvincule do Holy Avenger.
    Bem, não é um site de massa igual um Chunan ou Genkidama mas eu soube desse concurso através de um post do Ecchi Must Die (que é meio ame ou os odeie pelas opiniões mas que eu acho o conteúdo bem bacana).

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: