Post Especial: Mods pagos no Steam – Minha opinião e alguns fatos

mods_stean

ATUALIZADO: Mods voltaram a ser grátis.

No último segundo Valve e Bethesda resolveram voltar atrás e retiraram o sistema de pagamento do Workshop. Confira abaixo nossa tradução do comunicado.

“Nós vamos retirar o sistema de pagamento do Workshop de Skyrim. Aqueles que gastaram dinheiro com mods terão reembolso completo. Não conversamos com a equipe da Bethesda e eles concordaram.

Fizemos isso pois ficou claro que não entendíamos o que estávamos fazendo. Temos desenvolvido diversos recursos adicionais ao longo dos anos com o intuito de prover lucro aos desenvolvedores da comunidade, e no passado eles foram bem aceitos. É obvio que agora estamos diante de outro caso.

Para ajudar você a entender porque achamos que esta seria uma boa ideia, o nosso objetivo principal era dar uma oportunidade aos autores de mods de trabalhar período integral em seus projetos, além de encorajar os desenvolvedores a prover um melhor suporte a comunidade. Achavamos que isso resultaria em mods melhores para todos, sendo estes pagos ou grátis. Queriamos mods maiores se tornando produtos melhores, como ocorreu com Dota, Counter-Strike, DayZ e Killing Floor. Queríamos que isso ocorresse de forma orgânica para cada modder que desejasse arriscar.

Porem nos subestimamos as diferenças entre este e nossos sucessos posteriores. Nos entendemos muito bem nossa própria comunidade gamer, porém pisar em algo já estabelecido, uma comunidade de mods com anos afim como a de skkyrim, foi provavelmente uma decisão equivocada. Achamos que isso nos fez desviar do alvo por uma grande margem, mesmo que acreditássemos existir um futuro em meio a isso.

Agora que vocês transbordaram nossa caixa de entrada com descarregamentos de lixo, tentaremos engolir tudo isso. Se tiver alguma questão recorrente nos informe.”

Não deu uma semana e vocês conseguiram, indo contra todas as minhas previsões. Ainda acho que um dia esse sistema ira retornar, não sei ao certo se no Steam ou quanto tempo ira demoras, mas com certeza volta.

Enquanto isso vamos aproveitar a doce liberdade é curtir a vida adoidado em Skyrim.

———————————————————————————————————————

É algo raro me ver escrevendo um texto em cima de alguma polemica, porem existem certos assuntos que me deixam com tamanha frustação que a melhor terapia e jogar palavra por palavra em full rage num papel, as vezes resultando em posts fantásticos como o Propagadores de Spoilers.

Obviamente, a maioria dos textos produzidos com ódio como combustível resulta em uma abominação. São muitos aqueles que esquecem a razão e no fim se transformam nos amáveis haters pelos olhos da sociedade.

ScreenShot21

Por sorte eu encaminho tais textos para a lixeira, sempre que possível. Essa fúria interior, querendo ou não, torna o conteúdo viés. Mas chega de mencionar os pros e contras disso, pois o foco aqui e a venda de mods no Steam.

Esse ato capitalista gerou revolta em toda comunidade gamer, e me incluo na lista ao dizer isso. Assim que soube do ocorrido meu primeiro comentário foi “Baixe o jogo de graça no Steam, ai e so ignorar o workshop e pegar do Nexus”.

ScreenShot16

De fato, uma saída inteligente, não fosse o jogo estar grátis por apenas três dias. Sim, você deve pagar o preço total do jogo e então adquirir mods, muitos de peça única, pelo preço de um jogo indie. Um dos muitos pontos negativos.

Porém, antes de embarcar nessa lista do porque esse modelo de comercio pode não vir a funcionar eu quero dizer que, após refletir muito, eu apoio a venda de mods. Veja bem, antes de me xingar com os nomes que vou usar para reverenciar sua mãe, leia o que tenho a dizer.

ScreenShot7

Primeiramente, como afirmado em outras resenhas, eu estudo animação e tenho conhecimento em programação, o que me capacita a dizer: Fazer o conteúdo de um jogo, por mínimo que seja, e por mais que contenha bugs, toma muito tempo e gera um tremendo esforço mental.

Apesar de ser encarado por muitos como Hobby, principalmente por aqueles que apenas baixam, não é de se estranhar que muitos modders queiram lucrar depois de suar tanto. Eles podem estar querendo apenas juntar para comprar um jogo, encontraram no Steam uma saída para por comida na mesa ou simplesmente são gananciosos, mas não é isso que importa.

ScreenShot18

O que importa e eles estarem recebendo por algo que estão provindo a você, e de forma legal, tal como um padeiro, mecânico, advogado, medico, professor, ou tantas outras profissões. Pegando emprestada a frase de um colega, e alterando levemente, “são eles que fornecem o pão”!

Eu escrevo esse blog a cerca de três anos e muitas vezes me pego pensando “existe alguma forma deu lucrar com isso?”. Por querer tornar o meu hobby em trabalho honesto vocês também me tachariam como uma pessoa que se entregou a corrupção? (Sim, eu vi usarem essa…)

ScreenShot2

Me diga, você que gosta tanto de games, não estaria afim de tirar uma graninha extra jogando? Pense nisso. Quantos não são os YouTubers que transformaram esse sonho em realidade?

Ponham isso na cabeça, o problema não está em mods se tornando pagos, e muito menos é algo novo. Já foi mostrado isso em jogos da Valve, como Team Fortress, e inclusive antes, como no clássico The Sims. Será que ninguém lembra dos pacotes de moveis?

enb 2014_02_23 18_46_36_29

O problema está no steam, um site mal estruturado que lançou sem aviso prévio este novo modelo de negócio. Agora os autores podem ganhar míseros 25%, após completar 100 dólares em vendas, e entregar o restante a Valve a as editoras, as quais recebem de imediato e ainda saem rindo da nossa cara.

Eles parecem não ligar para a pirataria de mods, pois muita gente se aproveitou disso para lucrar em cima do trabalho de terceiros, seja este algum ladrão aleatório ou o próprio autor que utilizou Assets de outro membro ou upou arquivos que infringem direitos autorais.

ScreenShot7

Quem dera a lista acabar por ai. Por conta da oferta e do risco de roubo so hoje (25/06) cerca de 6000 mods foram retirados do Nexus, assim firmando mais um monopólio da Valve sobre como a indústria deve se portar.

Lentamente Gabe Newell está destruindo uma das jogadas mais importantes do sistema, o workshop, o qual antes era motivo decisivo para muitos na hora da compra. Prevejo que isso se torne outro mal incorrigível, com o famigerado Early Acess.

ScreenShot4

Por que a comparação? Veja bem, não existe um controle de qualidade, podendo assim serem upados projetos inacabados ou de baixíssima qualidade. Fora isso, quando o jogo tiver de receber algum patch muitos desses mods ficarão obsoletos. Certamente terão aqueles que cumprirão com o seu dever de atualizar os códigos, mas quem garante que alguém não vá abandonar sua criação pois já lucrou o suficiente?

O pior de tudo e que no fim não tem muito o que fazer. Não será uma simples petição, xingamentos ou votação negativa que fara com que os caras do vapor cancelem algo que gerou tamanho marketing. “Fale o que for, mas fale de mim”.

ScreenShot22

Esses DLCs amadores que vão pesar tanto em nossos bolsos vieram para ficar, queira você ou não. Sendo assim utilize da lógica e faça um bom uso dos comentários para dizer de maneira pacifica que fulano está cobrando muito caro e de nota boa para os mods que você realmente considera merecedores.

Lembrem eles que existem outras opções, tais como o “pague o quanto quiser”. Isso existe na Steam a décadas, por mais que 99% dos desenvolvedores não optem por essa solução. Isso é o que está dentro de nosso poder.

ScreenShot32

Apesar deu gostar da ideia de se pagar um serviço, quando bem feito, não consigo encarrar essa mudança brusca como algo positivo após visualizar tantas falhas. Qual será o próximo passo, fechar o Nexus? Criar um grupo fechado de mods grátis, ou talvez o contrário, um novo competidor para tentar acabar com esse monopólio?

Eu realmente não sei o que esperar. So sei que estou muito curioso para ouvir a opnião de vocês quanto o assunto. Não sejam tímidos, comentem com os pulmões estourando, mas falem algo.

Anúncios

Sobre Zigfrid

Administrador e redator do blog Mangatom. Viciado em games, amante incondicional de quadrinhos e cinéfilo enrustido.

Publicado em 26/04/2015, em Uncategorized e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: