Diagnóstico

diagnostico

Por que eu, que escrevo há um tempo considerável, sinto esta ansiedade ao me pôr diante de uma tela em branco; este medo de “dar ruim”, esta insegurança — até mesmo infantil —, de que as pessoas vão me “descobrir” e saberão quem eu sou realmente? Tenho vergonha de me expôr, isso é nítido para quem me conhece e convive comigo. Porém, vivo me revelando pela escrita, a maior ferramenta de dar a alma a tapa. Não sei por que continuo.

Por exemplo, agora mesmo fui telefonar para o curso a fim de perguntar se tinha o livro que queria e, se não tinha, se poderiam guardar para mim. Nem cheguei perto do telefone e freei o movimento e pensamento num dilema comportamental do tipo, “Que que eu vou falar? Pergunto se eles têm o livro? Mas eles já devem ter, e seria insensato perguntar isso. Seria melhor perguntar logo se eles podem encomendar para mim? Espera aí, o certo seria encomendar ou guardar? Eu quero que eles guardem pra mim para quando eu chegar lá é só comprar e pegar. O que é encomendar? Porra, será que estou falando as coisas certas? Pedir pra guardar ou encomendar? E se não tiver? Peço pra encomendar para mim? Não seria muito arrogante e egoísta…”

A mulher atendeu. Era uma tal de Fernanda. Experiente e direta ao ponto, talvez fruto de várias falhas e repetidas práticas falando pelo telefone. Falou de maneira que até me intimidou; quase gaguejo. Se gaguejei mesmo nem percebi, só senti que fui falando coisa sem coisa, que noutra ora era com coisa, e, quando pensei sobre isso, mais dei a impressão de um destrambelhado do que conseguir o que queria, que era saber se tinha ou não tinha o livro.

Não tinha, nem consegui pedir para se chegasse um dia desses que fosse guardado para a minha pessoa. Só pude terminar, indagando:

— Tem previsão para quando vai chegar?

Fernanda respondeu laconicamente:

— Não, não temos não, senhor.
— Tá legal. ‘Brigado.
— Nada…

Esse “Nada…” é que me fere. Como assim “Nada…”?! Pelo contrário, minha filha, é tudo!

Está evidente que ela notou o meu desespero e nervosismo, a falta de preparo social para esses tipos de situações. Aposto que enquanto escrevo isto ela deve estar escarnecendo mentalmente sobre o tipo de distorcidos sociais, autistas ou pessoas estranhas a quem a instituição dá aula. Eu sou uma dessas pessoas! Mas ela não me conhece, não viu meu rosto… Também não sei quem ela é.

Agora a vergonha toma conta de todas as minhas ações! A mente luta e reluta, me dizendo que é assim mesmo, natural, todos passam, vai passar. Mas essa exposição da minha inaptidão para conversas sociais de âmbito casual afeta drasticamente a maneira como encaro os meus textos.

Preciso, no entanto, resolver logo o que será da reescrita de um dos contos que terminei, antes que chegue à noite e junto com ela pessoas da casa, e já não possa mais dar uma de maluco perturbando os vizinhos lendo em voz alta os meus pensamentos que se transformaram numa história.

Sobre Sancarmo

Todas essas coisas, por enquanto só amadoramente: tradutor, escritor, roteirista e crítico.

Publicado em 12/09/2015, em Crônica e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. A escrita vem da pratica, coloque tudo no papel sem preocupar-se com erros ou imperfeiçoes não precisa publicar se preferir, mas tire todas as angustias para o papel, e na vida real as pessoas, é tudo improviso mesmo deixa acontecer nada esta programado, comece com um sorriso e deixa o resto fluir! Abraços e belo diagnostico o seu, muito sincero.

    Curtido por 1 pessoa

  1. Pingback: Crônicas crônicas | Letras Rabiscadas

Deixe um comentário

