On the Nanquim: Samurai Jack

samuraijack

Em 2001 a Cartoon Network mostrou que seus originais não eram apenas focados em comedia e na garotada, com um título que poderia ser aproveitado por qualquer idade e que apresentava temas até certo ponto maduros para a audiência do canal.

Falo de Samurai Jack, um Cartoon Cartoons que conta a história de Jack, um samurai exilado de seu próprio tempo pelas mãos do terrível mestre das trevas, o temido demônio de mil formas chamado Aku.

Durante suas quatro temporadas o desenho recebeu inúmeras críticas positivas e diversas premiação, incluindo quatro Emmys. Porem nada disso foi suficiente para manter a serie rodando, senda está cancelada 2004, sem ao menos ter direito a um final.

Samurai Jack 001-003

Foi então que em 2013 a IDW, em parceria com a CN, deram ao criador da série espaço nos quadrinhos para uma nova, e até então, última temporada, a qual seguiu anualmente até meados de 2015.

Nela podemos ver tudo aquilo que consagrou o herói nipo-americano. Uma incansável busca por voltar ao passado, coadjuvantes icônicos e excêntricos, páginas de batalha sem fala, sermões de como o futuro se apresenta de maneira caótica e que se encaixam no nosso presente e um vilão que apesar de imponente serve como alivio cômico.

Porém, mesmo com tantas semelhanças, a HQ ainda vai surpreender até mesmo o maior dos fãs do “Ninja Boy”, principalmente nos arcos de história. Não quero dar spoilers, mas existe um com foco numa lenda ligada a katana magica de Jack que é simplesmente de tirar o folego, e que facilmente poderia ser colocada como o clímax absoluto da série.

Samurai Jack 011-016

E nem me façam entrar em detalhes quanto a estética. Apesar de em certos momentos termos um visual, digamos… quase rabiscado, a maior parte da obra conta com ilustradores fenomenais, uma colorização impressionante e nenhum medo de se utilizar de efeitos modernos.

Tudo isso fica ainda mais belo em conjunto com o enquadramento que alguns desses artistas fazem, mostrando que tanto eles quanto o autor tiveram total liberdade durante a produção, assim presenteando os fãs da série com tudo que desejavam, exceto um final.

A HQ de Samurai Jack preenche diversas pontas soltas, como a jornada dos cães arqueólogos, e o fim meio que se enquadra nisso, porém não totalmente. O último capítulo, simular a um dos mais famosos da série, apenas mostra Jack ainda mais no futuro, com seu icônico visual de rei.

Samurai Jack 009-011

A diferença aqui e que, ao invés de um imponente guerreiro cavalgando vemos ele e outros personagens da série numa idade avançada, e em frente ao escriba Miso ele declara como finalmente derrotar Aku. Um desfecho logico, repleto de fanservice, mas que irrita por ser um resumo do que poderia vir a acontecer. É apenas um motivo para um fim, não a conclusão.

Ainda assim, eu recomendo fortemente a leitura do quadrinho, e reforço a necessidade para tal com um anuncio que talvez você já tenha ouvido. Este ano, em 2016, foi anunciado pelo criador da série e pelo canal Adult Swim o retorno de Jack as TVs.

Sim amigos, o Samurai está de volta. Mais maduro, mais violento, e com maior liberdade. Parece que o HQ deu frutos, mostrando que os fãs do cartoon não são poucos, e com isto quem sabe teremos um verdadeiro final. Lembrando que, de acordo com ultimas páginas do comic, as histórias da IDW podem vir a compor esta última jornada.

Arte promocional do novo desenho.

Arte promocional do novo desenho.

E para aqueles que não conhecem nada do herói, fiquem tranquilos, pois através da leitura do HQ você pode facilmente se localizar no mundo do personagem, assim servindo como uma “introdução” a temporada que está por vir.

Anúncios

Sobre Zigfrid

Administrador e redator do blog Mangatom. Viciado em games, amante incondicional de quadrinhos e cinéfilo enrustido.

Publicado em 18/06/2016, em Uncategorized e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: