Lojas

lojas
Em lojas de roupa não se compra e nem se vende; medimos o status e a classe social. Sobretudo nas lojas de vestes, sou um mosquito em colmeia. Porém não invado-a só: existem gafanhotos, joaninhas, formigas, marimbondos e mais que a diversidade humana não equivale, tornando todos, na hora de escolher, experimentar e comprar, duelistas entre seres de ego carnívoro. 

Os jogos de poder invisível ocorrendo nesses locais são sublimes. O vendedor descredibilizando o comprador aparentando escassez financeira; o cliente vestido para comprar e o vendedor que se aproxima como uma abelha no mel. Se negro então, o cara lhe chega da mesma forma, ou na assunção de que nego no pedaço é certo o pecado, ou, disfarçadamente, o ignora. Fazem coisas interessantes: mostram com fim próprio produtos caros e utilizam de retórica sofista a dizer que o belo existe e ele não é só elegante, útil também. Se sentir algum Sauron te observando, não ligue, é só o segurança.

Há, porém, vendedores tão alto astrais que no lugar de passar boa impressão, assustam o cliente.

Fui numa livraria comprar caderno e caneta e um vendedor, que nem estagiário mas velho demais para tal, me abordou mal pus o pé na loja. Perguntou o que procurava, e eu, no marasmo habitual, respondi que queria apenas um caderno de 100 folhas, de preferência.

— De cem folhas não temos não, senhor.

Me aproximei duma estante com diversos cadernos e peguei num.

— Este aqui, de noventa e seis folhas eu quis dizer. Também serve…

Meu olhar sério e os lábios cerrados não tiraram seu sorriso, como o geral. No caixa fiquei a olhar os livros de ficção que eles tinham, e indaguei se lá havia um tal Sete do André Vianco.

— André Vianco? Você lê André Vianco?!
— Conheço ele, mas nunca li nada. Quero ler.
— O Sete, né? Deixa eu ver se tenho aqui… Ih, não tenho, senhor, mas estou vendo aqui que temos na nossa filial da ***. Se quiser posso ir lá pegar pro senhor.
— Não precisa não.
— Não? Sou rápido. Vou correndo.
— Não, não… Outro dia eu passo aqui e compro.
— Então tá.

Desde então passo em frente à livraria de segunda à sexta, a cara virada ou reta olhando o horizonte — os ônibus, no caso. Se ele de fato não me vê, e bem provável que não, é, contudo, incerto. Se perguntar se vi o cidadão que me tratou com acômodo e deixou uma marca do comportamento cuja vários pecam hoje em dia, quero dizer que sim, ainda que não hoje, ou amanhã, mas num futuro infelizmente incerto.

Sobre Sancarmo

Todas essas coisas, por enquanto só amadoramente: tradutor, escritor, roteirista e crítico.

Publicado em 09/10/2016, em Uncategorized e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

